logo RCN
Economia

Boletim econômico de dezembro destaca crescimento de 9,8% do PIB estadual

  • Ricardo Wolffenbüttel / Secom -

De acordo com estimativa da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE), o PIB catarinense passou de um crescimento de 9,1% nos 12 meses encerrados em junho, para um crescimento de 9,8% nos 12 meses encerrados em setembro, na comparação com os respectivos períodos anteriores. A porcentagem coloca Santa Catarina à frente de São Paulo e entre os maiores estados do país. Esse é um dos destaques do Boletim de Indicadores Econômico-Fiscais lançado nesta segunda-feira, 6, com as atualizações econômicas do Estado.

"Somos reconhecidamente um estado pujante, com uma economia diversificada, referência em inovação e empreendedorismo. Temos saldo positivo de emprego, e a mais baixa taxa de desocupação do país. A meta agora é trabalhar para ampliar a oferta energética e o investimento em infraestrutura e logística para seguirmos competitivos na atração de empresas e das novas oportunidades que estão por vir com o fim da pandemia", avalia o secretário do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Luciano Buligon.

"Após a crise econômica no segundo trimestre do ano passado, marcada pelo isolamento social, pela redução da mobilidade e pela paralisação de amplos setores produtivos, os indicadores econômicos do Estado passaram a exibir uma recuperação gradual e rápida que se estendeu por todo o segundo semestre de 2020 e se intensificou ao longo de 2021", complementa o economista da SDE, Paulo Zoldan.

Os serviços, um dos setores que impulsionou o crescimento do PIB, teve uma recuperação lenta e gradual a partir da segunda metade do ano, e passou a crescer mais rapidamente ao longo de 2021. Mas deve-se também, ao desempenho da indústria de transformação, que após forte retração no mesmo período, voltou a crescer, inclusive superando o nível de produção pré-pandemia.

O Boletim reúne as mais recentes estatísticas econômicas oficiais do Estado e dados fiscais do Governo, referentes aos últimos dados disponíveis de 2021.

Empresa australiana encomenda 50 'carros voadores' da     Embraer para serviço de táxi aéreo Anterior

Empresa australiana encomenda 50 'carros voadores' da Embraer para serviço de táxi aéreo

Copom define taxa básica de juros nesta semana Próximo

Copom define taxa básica de juros nesta semana

Deixe seu comentário